PROCEDIMENTOS

Toxina Botulínica

A pele constitui um dos mais importantes órgãos de interação do ser humano com o meio em que vive. Sofre alterações constantes no decorrer da vida de qualquer pessoa, desenvolvendo rugas desde a infância até a senilidade. Em geral, as rugas podem se formar ao longo dos anos, tanto como linhas de expressão causadas pelos movimentos repetitivos da musculatura facial subjacente.


As rugas são linhas, sulcos ou depressões que se formam na pele principalmente com o envelhecimento. Podem ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes nas regiões em que a espessura da pele é mais fina.


A flacidez, decorrente do fotoenvelhecimento, leva a um excesso de pele e pode ser observada quando os músculos se contraem, resultando em rugas com profundidades variáveis. 


A toxina que promove a paralisação dos músculos, produzida por uma bactéria, começou a ser estudada no século 19, como tratamento para espasmos musculares, mas apenas no século seguinte o uso estético foi descoberto — e por acaso. Em 1987, a oftalmologista Jean Carruthers estava tratando uma paciente com espasmos constantes nas pálpebras quando percebeu os efeitos rejuvenescedores da substância.


O uso do botox para tratar rugas e linhas de expressão, porém, só foi liberado em 2002.


Ao paralisar a musculatura da face, o botox bloqueia determinados movimentos que dão origem às rugas de movimento, como vincos e sulcos, que mais tarde se transformam em rugas fixas. Dessa maneira, quando usado de maneira preventiva, tem um efeito mais positivo do que quando aplicado nas rugas já existentes. As principais regiões onde pode ser injetado são na testa, na glabela, na região entre os olhos e nos pés de galinhas.


A aplicação do botox atrasa a formação das rugas e, diferentemente do que muitos ainda pensam, as aplicações podem começar a ser feitas por volta dos 25 anos, com regularidade semestral.


Dessa forma, a toxina pode ser aplicada de maneira mais suave e quase imperceptível, sem limitar o movimento e as expressões do paciente.


Há uma procura crescente pelo microbotox. Na técnica, é feita uma diluição diferente da toxina com o intuito de tratar pequenas rugas e melhorar as linhas de expressão mais suaves.


As diferenças entre os locais e as técnicas de aplicação dependem da dosagem e da diluição da toxina, bem como da maneira como é injetada. As novas técnicas, mais suaves, permitem que não haja congelamento da aparência e das expressões.


O tratamento está cada vez mais personalizado e isso é o que existe de mais moderno, hoje, com relação ao botox.


Os usos estéticos não se limitam à prevenção do envelhecimento. Quando aplicado nos músculos mandibulares para tratamentos de bruxismo, por exemplo, o botox promove também o afinamento do rosto — muitas vezes uma mudança desejada no contorno facial.


Aplicações no pescoço também auxiliam na definição do contorno facial inferior, e injeções na região superior do rosto, além de melhorar o aspecto da pele, ajudam a levantar o olhar e as sobrancelhas. Na boca, a toxina pode ajudar na correção de sorriso gengival e diminuir o movimento da asa nasal.

 

Outros usos da toxina botulínica:

- Tratamento de hiperidrose, ou seja, suor excessivo, nas axilas, nas mãos e nos pés.
A toxina paralisa a ação das glândulas sudoríparas, diminuindo a quantidade de suor secretado.


- Tratamento de enxaqueca.
Aplicações no couro cabeludo, trapézio e na região occipital ajudam a aliviar a tensão na musculatura envolvida nas dores de cabeça.


- Aplicação neurológica em músculos paralisados:
Pacientes que tiveram AVC ou outros problemas de saúde podem ficar com rigidez na musculatura, que é melhorada com a toxina.


- Tratamento de bruxismo:
O uso nos músculos mandibulares alivia os sintomas e as dores causadas pelo bruxismo.



- Margem cirúrgica:
Aplicações nas bordas de remoção de pintas melhoram a cicatrização.

Preenchimento Cutâneo -

Volume com Naturalidade

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo e encontrada principalmente na pele.

Na fase jovem, a produção do ácido hialurônico é maior, e funciona para preencher perfeitamente os espaços entre as células. Com o passar dos anos, o organismo produz cada vez menos essa substância. Como consequência, a pele fica mais fina e ressecada, contribuindo para o surgimento das rugas e sulcos faciais.


O preenchimento cutâneo com ácido hialurônico é realizado para repor volumes que se perdem naturalmente com a idade além de reparar imperfeições adquiridas ao longo da vida e estimular a produção de colágeno no local aplicado a longo prazo.

O preenchimento consiste na aplicação com agulha fina de ácido hialurônico em baixo da pele para restaurar o contorno e volume do local tratado. É completamente absorvido pelo organismo após o período estimado, portanto há possibilidades de retoques e de tratamentos subsequentes. O efeito dura em média oito a doze meses.

São inúmeras as indicações para realizar o tratamento com preenchedor, as principais são: reposição de volume em sulcos, rugas finas, remodelamento de formas e contornos faciais, rugas periorais conhecidas como “rugas em código de barras”, rugas glabelares (entre as sobrancelhas) e o sulco perioral conhecido como “bigode chinês”. Também usado para correção de cicatrizes, aumentar o volume e melhorar o contorno dos lábios, tratamento de olheiras, tratamento de cicatrizes de acne e reposição de volume para rejuvenescimento das mãos.


Preenchimento de Olheiras

As olheiras são multifatoriais, mas podem ser acentuadas pelas mudanças anatômicas da região das olheiras, secundárias ao envelhecimento.


A volumização dessa deformidade pode ser a intervenção estética não cirúrgica disponível mais poderosa para o rejuvenescer a face.



Preenchimento da Região Malar -

Top Model Look

Uma área malar achatada pode deixar a face com aspecto cansado e incovado, o que contribui para uma aparência prematuramente envelhecida.


A reestruturação da estrutura óssea dessa região com ácido hialurônico é a peça chave para o início dos tratamentos de rejuvenescimento.


É nesta região que é realizado o efeito Top Model Look, em que as maçãs do rosto ficam salientadas, conferindo aspecto de jovialidade aos pacientes.



Preenchimento do Lóbulo da Orelha


Com o envelhecimento, essa região torna-se atrófica, desenvolve pregas e rugas e apresenta caída.


O uso de brincos pode ser dificultado.


Trata-se de um procedimento rápido e com um efeito rejuvenescedor incrível!

 


Preenchimento do Bigode Chinês

e Linhas da Marionete

O terço inferior da face também é susceptível à significativa perda de volume ósseo e dos tecidos moles.

 As consequências estéticas disso são a proeminência dos sulcos nasogenianos (bigode chinês) e sulcos labiomentonianos (linhas de marionete).

Ambas ao características são marcantes na face envelhecida.

Preenchimento Labial

O envelhecimento pode alterar significativamente a posição dos lábios.

Pode ocorrer o achatamento da arquitetura labial, perda de volume e inversão do vermelhão do lábio, levando à perda de expressividade do lábio jovem.

Existem muitos pacientes que ainda não demonstram sinais de envelhecimento e que desejam melhorar seus lábios.


O que o preenchimento dos lábios pode proporcionar:

- Definição do contorno

- Aumento de volume

- Projeção

- Hidratação, fazendo o efeito glow


Vale ressaltar que cada paciente decide o volume que vai ser injetado. No caso de preenchimento labial, é bem comum as pessoas temerem o aspecto exagerado do “bico de pato”.



Existem vários tipos de ácido hialurônico e várias técnicas de preenchimento. Juntos escolhemos quais os mais adequados para sua necessidade.

Preenchimento da Região Perioral -

Código de Barras


As alterações do envelhecimento nessa área acontecem pela associação de diversos mecanismos, incluindo a perda do volume de gordura, mudanças na estrutura óssea, ação muscular (abrir e fechar a boca), flacidez da pele por perda de colágeno e tecido elástico.


Fatores extrínsecos, como fotoenvelhecimento, tabagismo e chimarrão podem contribuir para isso.


A soma dessas alterações concede à região perioral um aspecto "triste". Os lábios tornam-se finos e retificados, a distância entre o lábio superior e a base do nariz aumenta e perdem-se as definições das colunas do filtro labial e a demarcação da borda do próprio lábio.



Preenchimento do Mento (Queixo)

Algumas pessoas possuem o queixo um pouco retraído ou pequeno, o que pode gerar uma impressão de que o nariz é desproporcional à face ou de que o contorno facial não está harmônico.


Muitas vezes o preenchimento do mento/queixo melhora, e muito, a aparência facial sem a necessidade de abordagem cirúrgica invasiva.


Com o uso de preenchedores de ácido hialurônico, pode-se dar volume, aumentar a largura, melhorar a projeção ou alongar o queixo. Além disso, é possível reposicionar o queixo naquelas pessoas em que ele é rodado para dentro, o que causa grande melhora da aparência e rejuvenescimento.


O preenchimento do mento com substâncias volumizadoras a base de ácido hialurônico é considerado seguro e é realizado no consultório com anestesia tópica. 


Com o preenchimento do queixo conseguimos ainda dar feminilidade ou masculinidade à face. Homens frequentemente buscam esse procedimento para alargar o mento, tornando o rosto mais masculino e as mulheres que desejam um rosto mais feminino conseguem deixa-lo mais afilado ou com aspecto de mais magro.



O tratamento com ácido hialurônico da região do mento tem grande impacto positivo na harmonia global da face, deixando-a mais bela porém com sutileza e discrição. Conseguimos bons resultados com pequenas alterações no queixo. Nem sempre são necessárias grandes alterações.

Preenchimento da Mandíbula

e Contorno Facial Inferior

Sabemos que quando o assunto é embelezamento da face, muitos fatores importam como a qualidade da pele, volume dos lábios e suavização das linhas de expressão.


Porém, devemos nos atentar a outros aspectos como, por exemplo, o terço inferior da face e a proporção entre as diferentes áreas faciais.


O terço inferior do rosto compreende a área facial que vai do nariz até o queixo.


Uma das formas de se ressaltar a beleza dessa região é com o preenchimento da mandíbula e contorno facial.


O preenchimento do contorno da face consiste na aplicação do ácido hialurônico na região inferior do rosto, ao longo do arco da mandíbula.


Esse tratamento tem como objetivo definir melhor o contorno do rosto, tornando-o mais jovem e mais harmônico.


Ao criar uma melhor estrutura do terço inferior da face, aumentamos também a sustentação do terço médio, onde encontram-se as bochechas (região malar), o que gera sustentação e previne a indesejada “bochecha caída”.


Esse tratamento pode ser realizado tanto em mulheres, quanto em homens. Porém, sempre realçamos pontos diferentes em diferentes pacientes, de acordo com as características que querem marcar.

Nos homens que desejam tornar o rosto mais masculino, conseguimos conferir um ângulo da mandíbula mais demarcado, quadrado, já nas mulheres costumamos fazer um tratamento mais delicado para esta área.


A indicação principal do preenchimento do contorno facial e da mandíbula é o tratamento de pacientes que tenham essa região pouco demarcada, com rosto muito alongado e pouca definição entre o rosto e o pescoço, muitas vezes parecendo inclusive mais flácido.



Preenchimento das Mãos

Preenchimento para rejuvenescimento das mãos ajuda a amenizar o aspecto envelhecido da região que, com o passar do tempo pela exposição que sofrem como frio, sol e vento, perdem tecido conjuntivo deixando a pele mais flácida e manchada.


Essa região possui uma menor quantidade de colágeno, de modo a ficar mais suscetível a flacidez e manchas. Devido a isso, o dorso da mão passa a revelar os tendões e veias provocando um aspecto senil.


As técnicas de preenchimento utilizadas para o rejuvenescimento das mãos conseguem disfarçar as imperfeições e recuperar o volume perdido nessa região. Muitas vezes, o preenchimento também pode ser combinado com outras intervenções, como os tratamentos com luz intensa pulsada  para melhorar também as manchas senis.




Harmonização Facial

É um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.
 
  Na Harmonização Dermatológica, associamos procedimentos e tratamos o rosto ”de fora para dentro”, para um resultado mais natural, harmônico, evitando excessos de volumização.



São eles:

- Bioestimuladores de Colágeno: (Hidroxiapatita de Cálcio e Ácido L-Polilático) Sao substancias que aumentam a espessura da pele ao estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos, melhorando a firmeza e flacidez.

- Ultrassom Microfocado (Ulthera, Ultraformer ou Liftera): Tratamento que proporciona efeito de lifting facial de forma não-invasiva e não-cirúrgica.

Essa tecnologia utiliza o calor para promover a melhora da flacidez e “compactar” o volume facial. Desta forma, deixamos apele mais “aderida ao rosto.


O Ulthera atua de 1,5mm a 4,5mm e é a única tecnologia que permite a visualização em tempo real das camadas da pele, proporcionando maior precisão, principalmente em rostos magros e nos que já realizaram lifting cirúrgico prévio.


O Ultraformer não permite a visualização, mas em contrapartida, possui além das microfocadas, ponteiras macrofocadas que podem atuar de 13mm de profundidade e tratar além da flacidez, gordura, permitindo efeito de “emagrecimento” facial.

- Emptiers: aplicação de medicamentos que causam a quebra da gordura em pontos específicos para tiramos o “peso” do rosto atenuar o “bigode chinês”.
 
- Preenchimento Facial: com a aplicação de ácido hialurônico, conseguimos reposicionar o volume facial e assim, melhorar a sustentação do rosto. Podemos preencher olheiras, arquear as sobrancelhas, aumentar as maçãs do rosto, preencher o “bigode chinês”, aumentar o queixo e definir o contorno mandibular.


- Fios de PDO: A polidioxanona (PDO) é uma substância reabsorvível e a sua inserção na derme, causa um pequeno trauma que desencadeia um processo reparador que produz colágeno, com estimulação entre 18 e 24 meses. Excelente para dar o “acabamento”, potencializando a reestruturação da face.

 

 

Bioestímulo de Colágeno

O colágeno é a principal proteína em nosso organismo e representa cerca de 25% de toda a proteína corporal. A partir dos 30 anos, perdemos cerca de 1 a 2% do colágeno por ano e chega a 30% nos primeiros 5 anos após a menopausa.
 
Esta perda de colágeno faz com que a pele fique flácida, fina, sem viço e menos hidratada.
 A associação de tratamento pode aumentar o colágeno cutâneo em até 251%.
 
  A manifestação do envelhecimento decorrente da degradação do colágeno apresenta-se como flacidez, perda da elasticidade, rugas e alargamento dos poros.

É possível o estímulo da produção do colágeno, com o objetivo de melhora das alterações superficiais e, até mesmo, reposição volumétrica de tecidos perdidos com a evolução do envelhecimento fisiológico.


Atualmente existem várias possibilidades de produtos comerciais com o objetivo de sintetizar colágeno, ativando a rua produção. São eles: ácido poli-L-lático (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e o próprio ácido hialurônico.


Torna-se uma ótima escolha para pacientes que não têm pressa em observar os resultados ou mostram-se receosos com uma transformação rápida. Age de maneira progressiva, porém previsível.


Os resultados são esperados a partir de 60 dias.

 


Skinboosters

É um novo conceito de hidratação, onde o ácido hialurônico é aplicado nas camadas mais profundas da pele. Não possui efeito volumizador, mas por atrair 100 vezes o mesmo volume em água, o ácido hialurônico faz uma hidratação profunda e prolongada da pele.


Como consequência, os Skinboosters estimulam a síntese de colágeno novo, estimulam

fatores de crescimento e inibem metaloproteinases (responáveis pela degradação de colágeno).


​Indicações: 

- Região malar

- Fronte

- Área periorbital

- Pescoço

- Colo

- Mãos

- Rejuvenescimento dos lábios

- Cicatrizes​

O tratamento é feito em três etapas, geralmente três sessões iniciais e em seguida, sessões de manutenção.

Reestruturador Dérmico -
Profhilo

O tratamento com o biomodelador Profhilo representa um avanço no combate aos efeitos do envelhecimento. Ele promove a regeneração e remodelação dos tecidos.


Trata-se do primeiro tratamento multinível disponível no mercado, atuando em diferentes camadas da pele. O tratamento é realizado com base em moléculas de ácido hialurônico puro. A substância é sintetizada a partir de um processo térmico inovador, sem adição de agentes químicos. Dessa forma, o ácido hialurônico puro presente no Profhilo age mais profundamente, interagindo com a superfície cutânea e com a matriz extracelular.


O tratamento com Profhilo é injetável e praticamente indolor.


O produto é aplicado em apenas 5 pontos na face. Dessa forma, as sessões não costumam exigir muito tempo.

O procedimento pode ser considerado “Lunch Time”, ideal para quem tem a rotina agitada e quer se cuidar na hora do almoço, por exemplo. 


O Profhilo é um produto com baixa viscosidade e que se espalha de maneira multinível no tecido da pele. Dessa forma, ele atua em diferentes camadas, combatendo os efeitos do envelhecimento.


Na Epiderme, o Profhilo estimula a atividade dos queratinócitos, o tipo de células mais comum na pele. Ele reestrutura a matriz extracelular, que é a rede de proteínas e polissacarídeos localizada entre as células.

Já na Derme, uma camada abaixo da epiderme, o Profhilo estimula a produção de colágeno Tipo I e II, além de elastina. Estas proteínas dão firmeza e viço aos tecidos. Elas são essenciais para uma aparência mais jovem.

Por fim, na hipoderme, a camada mais profunda, o Profhilo reestrutura o tecido natural sem os efeitos artificiais da volumização.


Além de tudo isso, o tratamento com Profhilo estimula a hidratação da pele e a formação de novos capilares sanguíneos, que levam nutrientes para os tecidos. Promove o controle dos processos inflamatórios e cicatriciais.


Dessa forma, com o Profhilo, os pacientes podem ter:

- Maior elasticidade da pele.

- Maior suporte tecidual.

- Redução da flacidez.

- Melhora a qualidade geral da pele.


Uma vez prescrito, o tratamento com Profhilo tem início com um ciclo de duas sessões de tratamento com o intervalo de 30 dias. Após isso, as aplicações de manutenção devem ser anuais.



Peelings Químicos
Levando-se em consideração a profundidade que podem atingir, os peelings podem ser classificados em muito superficiais, superficiais, médios e profundos.

Existem poucas contra-indicações absolutas a todos os tipos de peelings químicos superficiais, pois a esfoliação pode ser bem tolerada em quase todos os pacientes de todos os tipos de pele.

     Os peelings superficiais s​ão aplicados repetidas vezes no mesmo paciente, para que se obtenham resultados melhores. Peelings muito superficiais podem ser repetidos a cada semana. Peelings superficiais podem ser repetidos a cada 2 a cada semana.

Já para os peelings médios e profundos são realizadas poucas sessões, pois atingem as camadas mais profundas dapele, logo, possuem um maior tempo de recuperação.

Indicações:
- Melasma
- Sardas
- Manchas solares
- Hiperpigmentação pós-inflamatória
- Queratose seborréica
- Fotoenvelhecimento leve


Emptiers


O tratamento Emptiers consiste em aplicação de enzimas com ação anti-inflamatória e lipolíticas que são injetadas na pele a nível subdérmico para reduzir as bolsas de gordura localizada sem a necessidade de cortes, sendo assim uma alternativa não invasiva a procedimentos como a lipoaspiração e a bichectomia (retirada das bolsas de gordura alojadas nas bochechas). 


Sua aplicação é realizada com o auxílio de uma agulha muito fina, normalmente na hipoderme, camada que fica abaixo da pele e concentra a maior quantidade de gordura. Após a injeção do produto, as células adiposas absorvem as enzimas, que estimulam as reações químicas e aceleram o processo de eliminação da gordura, que posteriormente é drenada pelo organismo.


O tratamento Emptiers é indicado em pacientes que têm hábitos de vida saudáveis e desejam eliminar pequeno a médio volume de gordura no local, não sendo ideal para emagrecimento ou remoção de grandes volumes de gordura corporal.


As áreas de aplicação mais tradicionais das enzimas são:

– Papada

– Bochechas volumosas

– Pequenas áreas corporais


O efeito é sempre criar leveza ao rosto, esvaziar ou reduzir volume de bochechas pesadas, proporcionar efeito de sombra e destacar o contorno do rosto e perfil do pescoço.



É um procedimento adjuvante a outros tratamentos, não é indicado como fim.

Livre de cicatrizes, o tratamento é dividido em 2 ou 3 sessões de aproximadamente 20 minutos, e o número de aplicações é determinado pelo médico, após avaliação de indicação clínica.

 São aplicados em nível subcutâneo nas áreas de tratamento. O procedimento é sempre precedido de anestesia tópica (gel anestésico).


O procedimento é minimamente invasivo e realizado em consultório. Após a realização do protocolo, pode acontecer inchaço e edema na região, sintomas passageiros que devem ser tratados conforme orientação do médico dermatologista.


O resultado do procedimento é um rosto mais definido, harmônico e esculpido, mas ainda natural. O objetivo é conferir leveza e afinamento à face sem prejudicar as suas características naturais. 


Drug Delivery

O drug delivery é uma técnica que facilita a entrega de moléculas terapêuticas nos pontos da pele que estão sendo tratados, seja no rosto ou no corpo.


Funciona assim: normalmente, produtos de uso tópico (aplicados superficialmente na pele) não conseguem atingir as camadas mais profundas porque nossa epiderme age como uma barreira, impondo um certo limite. O drug delivery vai facilitar a penetração dos princípios ativos e fazer com que eles alcancem as partes mais densas da pele, mostrando logo os resultados do tratamento.


Com as técnicas de microperfuração do drug delivery, os produtos vencem a barreira natural, fazendo com que os medicamentos atuem de maneira mais profunda e concentrada.


Esses medicamentos consistem numa combinação entre um princípio ativo (vitamina C, por exemplo) e uma ferramenta tecnológica (laser ou microagulhamento). O resultado é o estímulo na produção de novas células, fibras de colágeno e elastina.


Em resumo, todo dispositivo que consegue ultrapassar a primeira camada da pele (epiderme) age como um drug delivery. Alguns são mais eficientes que outros, a depender da profundidade de penetração, da associação de tecnologias e da presença ou ausência de coágulos no local.


O procedimento pode ser feito por microagulhamento (que consiste na utilização de um rolinho de agulhas superfinas na pele), injeção (método mais antigo e menos eficaz em grandes áreas) e laser (método mais avançado e muitas vezes indolor).


Indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento facial, poros dilatados, cicatrizes, estrias, olheiras e queda de cabelo. No caso deste último, são usadas substâncias para o crescimento e fortalecimento capilar. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico com os devidos cuidados de assepsia e esterilização.


Pequenas Cirurgias

A biópsia de pele é um procedimento cirúrgico simples e rápido, feito em consultório médico, sob anestesia local, e que pode ser indicada pelo dermatologista, com o objetivo de investigar qualquer alteração na pele que possa ser indicativa de malignidade, ou que possa interferir na qualidade de vida do paciente.


Ao verificar a presença de alterações na pele, o médico pode coletar uma pequena amostra do local alterado e enviar para o laboratório, para que a análise possa ser realizada e, assim, ser possível saber se há comprometimento do tecido e qual a gravidade.


A biópsia de pele é indicada quando é verificada a presença de manchas escuras na pele, que crescem ao longo do tempo, na presença de sinais inflamatórios ou crescimentos anormais na pele, como pintas.


O termo “biópsia” é popularmente difundido como sendo sinônimo de lesão maligna (câncer), mas isso é um equívoco. Podemos sim diagnosticar lesões malignas, mas não somente elas.


A biópsia de pele serve também para diagnosticar doenças inflamatórias, infecciosas e até mesmo para acompanhar a evolução de um tratamento.

 

Crioterapia com Nitrogênio Líquido

O nitrogênio líquido é o criógeno de maior concentração no ar que respiramos, não é tóxico nem inflamável. Sua temperatura em forma líquida é de -185,8 graus.

Pode ser utilizado tanto em congelamentos superficiais como profundos.

Para a utilização da criocirugia é necessário um aparelho portátil, o criocautério.

O nitrogênio líquido possui eficácia comprovada no tratamento de lesões cutâneas benignas e malignas.

Tratamento de lesões benignas:

-  verrugas vulgares

- molusco contagioso

- calos plantares

- queratoses seborréicas

- melanoses solaresCrioterapia com Nitrogênio Líquido

- hipomelanoses gutatas ("sardas brancas")

- quelóides/cicatrizes hipertróficas

- dermatofibromas

​​

​Tratamento de lesões malignas/pré malignas​:

- queratoses actínicas

- queilites actínicas

- carcinomas basocelulares

- alguns carcinomas espinocelulares


​​Algumas reações são esperadas e consideradas normais após o procedimento: vermelhidão e inchaço no local e na região próxima, formação de pequenas ou maiores bolhas, eliminação de um líquido claro, formação de crostas e até feridas maiores.

O tempo de cicatrização varia de 2 a 5 semanas, podendo ser mais prolongado na presença de fatores como idade, localização (como nas pernas) e na presença de comorbidades (como diabetes).



Fios de Sustentação

Com o passar dos anos nosso corpo diminui significativamente a produção de colágeno, processo natural do envelhecimento. Com o processo de envelhecimento começamos a perder a firmeza da pele, resultando no aparecimento de linhas de expressões, rugas, bochechas caídas, “bigode chinês” e “linhas de marionete”. Felizmente existem bioestimuladores de colágeno, responsáveis pelo retardo do envelhecimento e prevenção de rugas, flacidez e perda de firmeza, os Fios de PDO estão nessa categoria.

Os Fios de PDO também são conhecidos como Fios de Sustentação para o rosto e corpo, são fios de suspensão dos tecidos da pele do rosto e corpo, compostos por uma substância chamada Polidioxanona (PDO), são 100% absorvíveis pelo organismo, promovem um efeito lifting e estimulam a produção de colágeno na área.

Os fios costumam ser absorvidos entre 6 e 8 meses, mas a fibrose gerada no local da aplicação se mantém, ou seja, prolonga o resultado. 

Os Fios de PDO possuem diversas indicações para aplicação na área do rosto:

Flacidez facial 

Contorno mandibular 

Linhas de marionete (Sulcos ao lado da boca) 

Bigode chinês (Sulcos que se estende do nariz a boca)

Flacidez nas bochechas (“Bochechas de Buldogue”)

Rugas periorais (“Código de barras”)

Rugas periorbitais (“Pés de galinha”)

Sobrancelhas (Tratamento de flacidez local)

Fox Eyes (Levantamento do olhar e arqueamento de sobrancelha)

Estímulo de colágeno para retardar o envelhecimento e tratar rugas finas e linhas de expressão 

Região frontal e glabelar 

Papada e pescoço 

Cicatrizes de acne 

Lifting facial

Os Fios de Sustentação para o rosto e corpo são potentes estimuladores de colágeno, portanto os resultados são extremamente eficazes, mesmo depois da sua completa absorção os resultados ainda podem ser vistos, além de ser um tratamento muito seguro.

Existem diversos tipos de Fios de Sustentação facial e corporal disponíveis no mercado, aqui no, os lisos e espiculados, ambos promovem um ótimo resultado, suas características são: 

Fios lisos: Ideal para a melhora da qualidade da pele, com altíssimo poder de produção de colágeno no local, esse tipo de fio de sustentação facial, confere segurança  é  ótimo para áreas de pele fina, como pálpebras, glabela, região peitoral e periorbital.             

Fios especulados: Possui pequenas espículas projetadas em 360º em 4D, possui todos os benefícios dos fios lisos, se diferenciando apenas pela presença das espículas que são potentes na produção de colágeno e tracionamento intenso provocado por elas. 

 

Microagulhamento

O Microagulhamento, Indução Percutânea de Colágeno (IPCA) ou micropunturas compõem uma técnica que utiliza diversas perfurações na pele com microagulhas, para a indução da formação de colágeno.

Pode ser utilizado o  roller tradicional, ou outros equipamentos eletrônicos, com agulhas muito finas, distribuídas em fileiras, que variam na quantidade e profundidade. As microagulhas quebram as antigas fibras de colágeno danificado e esse trauma produzido por sua penetração na pele estimula a formação de novo colágeno e elastina.

Resultados definitivos são observados de 3 a 6 meses após a sessão. Várias sessões podem ser necessárias, com intervalo de 6 a 8 semanas.

Devido à formação de microcanais, as micropunturas intensificam a penetração de princípios ativos na pele, é o que chamamos de Drug Delivery.

​Indicações:

·       cicatrizes

·       flacidez

·       rugas finas

·       melasma

·       drug delivery

Como sua ação é decorrente apenas de efeitos mecânicos e não efeitos térmicos, pode ser realizado em pessoas com a pele mais morena, com maior perfil de segurança.

São utilizados anestésicos tópicos (pomadas) ou infiltrações locais (semelhantes à anestesia de dentista).

Terminado o procedimento, o roller deve ser descartado, sendo contraindicado sua reutilização, mesmo que no mesmo paciente.



Dermatoscopia

É um método não invasivo auxiliar no exame clínico que, de forma indireta, permite ao médico avaliar lesões pigmentadas da pele e definir se são de natureza melanocítica ou não.

As lesões melanocíticas podem ainda ser avaliadas como benignas, suspeitas ou altamente suspeitas, possibilitando maior confiança na decisão pelo acompanhamento clínico especializado ou encaminhamento para sua retirada cirúrgica.

Esse método diagnóstico permite o reconhecimento de estruturas morfológicas que não são observadas a olho nu e acrescenta nova dimensão ao exame físico.

O dermatoscópio manual possui um aumento que permite uma observação detalhada das estruturas pigmentadas da pele.

O exame dermatoscópio é capaz de caracterizar mais de 100 aspectos morfológicos das lesões pigmentadas. Cada um desses nos levará a um diagnóstico particular em particular.

Tal distinção dentro do grupo de lesões pigmentadas da pele é de grande utilidade prática na rotina do exame dermatológico, pois representa uma parcela importante no atendimento dermatológico e é responsável por porcentual significativo das cirurgias.

É um procedimento que ajuda a definir critérios para excisão dessas lesões, com o potencial de reduzir o número de cirurgias desnecessárias. O melanoma cutâneo corresponde atualmente a cerca de 2% de todos os tumores malignos da pele e sua detecção precoce é de grande importância para reduzir os índice de mortalidade por essa doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos.


Share by: